"É preciso aprender a “sofrer as demoras de Deus” (Eclo. 2). A paciência tudo alcança! …

VIEIRARESENDE-IMÓVEIS NO VALE DO PARAÍBA/BR-CRECI 71324 F
Consultor Imobiliário
vieiraresendefazendas@gmail.com
benevenutoresende@creci.org.br
tels.: 55 (012) 981723242 (TIM)-55 (012) 988004045 (OI)- 55 (12) 97483242 (VIVO)

domingo, 18 de agosto de 2013

MT - Sapezal - 10.462 ha - R$ 20.000.000,00‏


A fazenda terá a seguinte receita com eucalipto:
300 m³/ha  de madeira tipo exportação para fabricação de móveis. 
Em 600 ha teremos 180.000 m³ a R$ 600,00 serão R$ 108.000.000,00 (cento e oito milhões de reais). 
Isto a um preço bem baixo hoje e sabemos que daqui a 10 nos a madeira vai subir muito de preço. 
Este preço quem me forneceu foi o (primo da minha mulher) que planta eucalipto.sp 
e quando esteve na fazenda ano passado em agosto/setembro me falou que coloca em São Paulo a R$ 750,00/m³. 
Descontando R$ 150,00 de frete temos R$ 600,00/m³.
Neste cálculo de receita considero somente a parte nobre da árvore que são os primeiros 10 m. 
Aquela que está sendo  desrramada, etc. 
Os outros 26 m restante é outra receita mas não estou nem considerando.
Para abrir mais terra  e plantar 01 ha, calculo que gasto R$ 6.000,00/ha.
Daí temos a receita da lenha, que na minha área tem muita lenha pois o cerrado é bem alto, acima de 10 m de altura, 
diferente de outros cerrados que quase não tem vegetação.
Com certeza temos 100 mST/ha a R$ 70,00/m teremos R$ 7.000,00/ha. Tirando o frete e o custo para tirar a lenha estimo que sobra por ha líquido de R$ 25,00 a R$ 30,00/m ST. Então num ha teremos uma receita líquida que varia de R$ 2.500,00 a R$ 3.000,00/ha. 
O cálculo é bem real (pé no chão).
O ciclo do eucalipto é de 12 anos, ou seja, planta hoje e colhe daqui a 12 anos. 
Nesse meio, ou seja no terceiro/quarto ano eu tenho um desbaste de 50% e no sexto/sétimo ano mais um desbaste de 45% das árvores.
Traduzindo: planto 1.136 plantas/ha. Após o primeiro desbaste fico com 568 plantas/ha. 
Após o segundo desbaste fico com  312 plantas/ha que deixo mais  6 anos para colher com 12 anos.
Detalhe, estes dois desbastes eu não estou considerando receita. No entanto posso vender para lenha no primeiro desbaste e no segundo, já com 6/7 anos de idade a árvore terá um diâmetro bom que posso vender para ESCORA de construção civil, ou  tratar a madeira e vender para cerca por exemplo que teremos uma receita várias vezes mais do que se for vendida como lenha. 
Agregamos valor. A lenha é o mais barato que existe.
Outra receita que poderemos fazer é CARVÃO, que também vale mais que lenha. Tem alguns produtores do nortão de MT, Sorriso, Sinop que dá a mesma distância de Cuiabá a Sapezal ou Cuiabá a Sinop: eles vendem hoje carvão para indústrias siderúrgicas em MG.
Plantei duas variedades: Urograndis  (madeira clara-levemente amarelada e  Urophyla, madeira vermelha. Parece Ipê.
A madeira clara vai pra  o mercado europeu e a vermelha para o mercado asiático.
O investimento em eucalipto é uma opção muito interessante. Não conheço outra melhor.
Vamos comparar com Soja por exemplo.
Uma boa produtividade é em torno de 50 sc/ha. Hoje o preço está em Sapezal a R$ 40,00/sc. Então temos R$ 40,00 que vezes 50 sc temos R$ 2.000,00/ha de receita bruta. Calculo que neste preço sobre 20%, ou seja R$ 400,00/ha/ano. Em doze anos anos teremos a receita de R$ 4.800,00/ha. Isto se o preço se mantiver nestes níveis e o tempo correr bem. Em 2005 a soja chegou a R$ 14,00 em Sapezal. 
Dá pra ter uma ideia do estrago que foi...
No caso do eucalipto temos uma produtividade de 300 m³ de madeira/ha. A R$ 600,00/m³ (já descontado o frete), teremos uma receita líquida por ha de R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais).  Isto só a madeira, fora os outros 26 m que serão cortados mas um preço menor e o material vendido dos dois desbastes. Este valor dividido por 12 anos temos R$ 15.000,00/ha/ano.
Além, disso, vc pega e coloca uma serraria na fazenda e desdobra a madeira. 
Aí vc agrega mais valor. Uma serraria montada (usada é claro) custa R$ 60.000,00 instalada.
Agora pense em plantar 600 ha por ano durante 12 anos e ter todo ano 180.000 m³ de madeira para fornecer ao mercado nacional ou internacional. É uma loucura mas  é possível...
Qualquer outra informação, estou a disposição

Estou enviando abaixo os dados da minha propriedade Fazenda Sapezal:

Informo que a propriedade tem LAU - Licença Ambiental Única desde 2003.
Também já protocolei no INCRA, em agosto de 2006, os documentos para o Georreferenciamento da propriedade, o que deve sair em breve (está no final) nos meses de fevereiro, março e abril. As árvores plantadas em fevereiro já têm mais de 15,0 m de altura.
plantei 220,00 ha no mês de novembro(área líquida).
O total de eucalipto plantado é de 583,50 ha (área líquida).
Este plantio tem um financiamento através do FCO com dez anos de carência, com a primeira vencendo em 01/03/2017 e a última em 01/03/2023. Valor do financiamento:  R$ 1.449.356,00.
Estimativa: colheita aos doze anos de idade 180.000 m³ de madeira.
A propriedade pode ser aberta em 50,00%, segundo avaliação da tipologia da área realizada pelo órgão ambiental do MT, que é a SEMA - Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Condições:  a combinar.


Nenhum comentário: